Carro flex não pega ou ruim de pegar A/F apresentando o combustível.

Se você possui um carro flex, saiba que uma hora ou outra ele pode não pegar ou até mesmo apresentar dificuldades na partida. Pensando em te ajudar nas horas mais difícil, esse poste cairá como uma luva para você.

Para inicio de conversa todo carro flex, existe um sistema de aprendizado de combustível, muito conhecido como A/F. Ou seja se você colocou álcool no tanque do seu carro, esse sistema é responsável por fazer essa identificação, porem nem tudo são flores pois pode acontecer do sistema não reconhecer o combustível do que você abasteceu.

Por exemplo você colocou álcool no tanque, mais o sistema não identificou e está andando como se fosse gasolina, fique ligado que essa dica é para você.

Vamos supor que você encheu o tanque do seu carro de gasolina, porem o sistema identificou como álcool, sendo assim ele vai injetar 30% á mais que a necessidade real. fazendo com que o carro demore bastante pra pegar ou não pega, pois ele fica ”afogado”.

Para resolver isso temos duas maneiras:

  • Usando um escanner automotivo para apresentar a central eletrônica do veículo o combustível correto e logo depois o próprio sistema já ira se adaptar a essa mudança, não importando se você futuramente pretende colocar álcool ou gasolina no tanque.

Um procedimento muito importante é que ao trocar o combustível seja ele de gasolina para álcool ou vise e versa a partir de 1/4 no tanque, é recomendado que se rode no minimo 10 quilômetros com o combustível novo, assim o sistema ira reconhecer e adaptar automaticamente ao novo combustível.

Agora se você não fizer isso, ou seja não andar os 10 quilômetros e desligar o carro, a central não ira reconhecer o combustível que você colocou e o carro não ira pegar.

  • Se você ignorou completamente o procedimento dos 10 quilômetros e o carro não funcionou mais ou pior ainda você não possui um equipamento de scenner para fazer o aprendizado, eu vou te ensinar como abrir a porta do aprendizado de combustível e assim que ele funcionar é obrigatório fazer o procedimento para que a central reconheça o combustível, caso contrario terá dor de cabeça.

O que você deve fazer:

  1. pisar no freio e no acelerador juntos até o final;
  2. virar somente a chave do veiculo até acender o painel;
  3. contar 10 segundos;
  4. soltar o freio e o acelerador;
  5. Funcionar o carro;

Obs. O veículo não irá funcionar de imediato e será necessário que você insista, pois em alguns casos ele demora para pegar, mas funciona. Caso a bateria esteja com carga baixa, poderá atrapalhar e o carro pode não funcionar, sendo assim tenha uma bateria próximo caso precise dar uma ”chupeta”.

O melhor mesmo meu amigo é evitar a fadiga, e a forma mais correta é seguir o procedimento recomendado pelo fabricante ao trocar o combustível, assim você evitar gastos com guincho, serviços mecânicos e etc.

Se você fizer tudo certinho na hora de trocar de combustível, não terá com que se preocupar, mas se você esqueceu e não tem outra maneira as dicas acima poderá lha ajudar.

Um abraço e até a próxima.

Sobre o Autor

Weber
Weber

Apaixonado por automóveis e reparação automotiva desde 1992, inconformado com o tipo de atendimento e falta de transparência das oficinas mecânicas tradicionais, decidi criar o site e outros canais online para compartilhar informações verdadeiras sobre a reparação automotiva. Espero ajudar você de alguma forma. Sejam bem vindos!

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *