Se você meu amigo é proprietário de um Peugeot Passion 207 equipado com motor TU3JP, saiba que você poderá ter uma surpresa a qualquer momento. Um problema muito comum nesses veículos é que uma parte da junta do cabeçote queima, causando uma bagunça no sistema de arrefecimento.
Uma consequência muito comum que esse problema causa e a mistura do óleo de motor com a água do sistema de arrefecimento, pois ao olhar no reservatório de expansão notará uma mistura cremosa resultante dessa mistura. Não se desespere pois eu vou te dizer como você poderá identificar esse problema e já começar a se programar para realizar a manutenção e correção do problema.
O que você deve observar para ter certeza que o seu carro está com esse problema:
- Ao notar um pequeno vazamento de óleo no motor na parte esquerda entre o cabeçote e o bloco do motor do carro;
- Ao abrir a tampa do reservatório de expansão procure identificar se há uma mistura cremosa resultante da mistura entre o óleo de motor e a água do sistema de arrefecimento.
Caso seja positivo algumas das observações a cima, você deve se preparar pois talvez seja necessário substituir a junta do cabeçote. Fique atento pois algumas vezes o problema pode está apenas na carcaça da válvula termostática. Nessa peça a uma galeria de óleo de motor de água do sistema de arrefecimento que passam lado a lado, sendo separadas apenas por uma junta e caso ela esteja deficiente, vai ocorrer um problema similar ao da junta de cabeçote queimada.
Infelizmente esses veículos de modelo Peugeot 207 passion já estão predestinado a ocorrer vazamento na junta do cabeçote desde que saíram de fabrica e mesmo com uma junta genuína por incrível que pareça. É claro que temos também as exceções e você pode está dentro desse grupo. Agora se você está com esse problema tudo será resolvido com uma nova junta do cabeçote que irá corrigir esse problema e você não terá mais que se preocupar.
Conheça um outro probleminha do Peugeot modo eco ativado que pode deixar você na mão. Veja aqui!
Assista o vídeo onde há esse problema de vazamento na junta do cabeçote do Peugeot 207
Parabéns pelas explicações, estou com o mesmo problemas, gostaria de saber quanto gasto com tudo q fez e substituiu no vídeo? Ou se tem como trocar só alguns itens ?ou não fazer tudo de retifica?, para ficar mas em conta.
Waldemar, vi a sua mensagem hoje, mais já conversamos a respeito por telefone. Abraço
Esse problema também acontece nas versões 1.6?
Acredito que sim, Ronaldo.
to com esse problema mas o óleo presente no reservatório de expanso não é pastoso e sim escuro e nao chega realmente a ficar misturado com a agua
Opá nesse caso cabe uma inspeção minuciosa para diagnosticar e evitar manutenção desnecessária. Abraço
Olá meu Amigo! Parabéns pela matéria, a mais simples e objetiva que vi… tenho um 207 hatch 1.4 com apenas 32.500 km apesar de ser 2009, e me deparei com um vazamento de óleo próximo a correia dentada… levei ao mecânico e o mesmo disse que terá que trocar a junta e retificar o cabeçote… mas eu receio que nao seja necessario retificar… acha melhor conferir se realmente está empenado antes de retificar, ou acha fundamental que seja feita a retifica para garantir? o carro esta praticamente vendido para uma amiga, e surgiu este problema, e nao gostaria de ter problemas futuros com o carro (pelo que vc disse, acho melhor vender para um desconhecido… kkkk) Me ajude por favor, já estou vendendo barato e ainda terei que gastar mais 1.200 se retificar…
Boa noite, Magnaverde.
Olha vazamento próximo a correira pode ate ser retentor do comando de válvulas, junta da tampa ou até mesmo o problema que ocorreu como a desse carro que fiz o vídeo. Geralmente quando se fala retificar o cabeço eu acredito que ele tenha falado em facear o cabeçote e o resto peças. Não sei como é o procedimento de trabalho do ser reparador por isso estou deduzindo isso. Caso tenha duvida quanto ao diagnostico dele sugiro vc fazer um novo diagnostico em outro reparador de confiança.
ENTENDI… O MECÂNICO DISSE RETIFICAR MESMO… ME ESQUECI DE INFORMAR QUE O RESERVATÓRIO DO RADIADOR TÁ COM PRESENÇA DE ÓLEO (PASTA ESBRANQUIÇADA), RETENTOR DO COMANDO DE VÁLVULAS TAMBÉM CAUSA ESSE PROBLEMA? TAMBÉM NOTEI QUE QUANDO ACELERO COM A TAMPA DO RESERVATORIO ABERTA NÃO JOGA ÁGUA/ADITIVO, TAMBEM VERIFIQUEI QUE NAO HA ÁGUA NO ÓLEO DO MOTOR, E QUE O CARRO TAMBÉM NÃO PERDEU POTENCIA. MUITO OBRIGADO, JÁ ME INSCREVI EM SEU CANAL
MUITO OBRIGADO!!! JÁ ME INSCREVI NO SEU CANAL…
Olá, você por um acaso já teve problemas com trinca no motor.
Tive um problema citado em sua materia, foi trocado a junta, so que parece que o problema era maior.
Foi identificado uma trinca no motor, foi realizado uma solda, mas não resolveu, gostaria de saber se você já teve alguma experiência nesse sentido.
Olá, Rafael. Eu particularmente nunca tive esse problema aqui. Abraço
Ola gostaria de saber se é verdade que depois dá trocar dá Junta se não for dado o torque adequado nos parafusos do cabeçote corre o risco de trincar o bloco posteriormente isso procede?